Técnicas da Cirurgia Bariátrica

Dentre as diversas Cirurgias Bariátricas desenvolvidas durante meio século de pesquisas, estão 4 técnicas que são mais conhecidas e utilizadas por cirurgiões de todo o planeta. Inclusive, o Dr. Alan Nolla é especialista nestas técnicas cirúrgicas.

 

Sleev Gastrectomia

sleev

Consiste na remoção da grande curvatura do estômago, deixando o novo reservatório com formato tubular e alongado de volume entre 100 e 200ml. O paciente perde peso por ingerir menor quantidade de alimentos.

 

 

 

 

 

ByPass (Fobi-Capella, Wittgrove)

bypass

É realizado o grampeamento do estômago criando um reservatório de aproximadamente 50 ml e o desvio do intestino delgado. A finalidade desta técnica é a restrição da quantidade de alimento ingerida e a diminuição de sua absorção.

 

 

 

 

Duodenal Switch

duodenalPrimeiramente o estômago é seccionado em forma de tubo retirando aproximadamente 85% de seu volume. Em seguida é feito um desvio intestinal em Y de Roux. Nesse tipo de cirurgia predomina o componente de disabsorção, ao contrário da operação de Fobi-Capella onde a restrição é o principal.

 

 

 

 

Outros Procedimentos

 

Balão Intragástrico
balao

Procedimento realizado por endoscopia em regime ambulatorial. O balão é introduzido no estômago e inflado com soro fisiológico. O objetivo é reduzir a capacidade do reservatório gástrico, diminuindo a ingesta alimentar.

 

 

 

 

Banda Gástrica Ajustável

banda

A Banda Gástrica Ajustável é um dispositivo de silicone colocado na parte superior do estômago, por cirurgia vídeo-laparoscópica, destinado a desacelerar a digestão e estimular a saciedade precoce.A finalidade é criar um reservatório na parte superior do estômago com aprox 30 ml. Assim, a pessoa ingere pouco quantidade de comida e fica satisfeita mais rapidamente.