Dicas

Perda de Peso

A maioria dos pacientes perde de 50% a 80% do seu excesso de peso. Esta perda é muito acentuada nos três primeiros meses e depois é gradativa, de modo que, cerca de 1 ano e meio a 2 anos após a operação, você atingirá o seu menor peso

Bariátrica e gestação

Se você fez cirurgia bariátrica,não deve engravidar nos primeiros 2 anos após a cirurgia. Quando é feita a redução do estômago, ocorre diminuição da absorção de vários nutrientes como vitaminas, ferro, cálcio, sais minerais e isso não é bom nem para gestante nem para o bebê. Ao mesmo tempo, com a diminução do tecido gorduroso, a fertilidade da mulher aumenta, o que facilita a gestação.

Após a cirurgia bariátrica você não deve utilizar anticoncepcionais orais (pilula anticonecpcional), se você estiver utilizando precisa trocar ou associar outro método, converse com seu ginecologista a respeito.

Queda de Cabelo

70% dos pacientes sofrem com a queda do cabelo após a cirurgia bariátrica. Esse processo geralmente ocorre entre o terceiro e o quarto mês de pós operatório, devido a diversos fatores, inclusive, pela própria perda de peso, que faz com que o organismo tente economizar proteínas (a matéria prima do cabelo).

A deficiência de zinco e outras vitaminas também contribui para essa queda transitória, mas existem algumas medidas preventivas para minimizar o problema. E se a queda do cabelo já esta acontecendo, normalmente são prescritos suplementos juntamente com acompanhamento dermatológico para controlar o problema.

Carteirinha

Você já conhece a Carteira de Identificação do Paciente Bariátrico que já entregamos na alta médica? O modelo personalizado traz o nome do paciente, do cirurgião, a data do procedimento, bem como as técnicas cirúrgicas adotadas.

Trata-se de um documento de extrema importância, pois ele reforça o nosso compromisso com a atenção global ao paciente obeso, permitindo prevenir e até evitar riscos de alguma intercorrência, quando for atendido por especialistas de outras áreas.

E a carteira tem ainda outra vantagem em algumas regiões do país. Permite o desconto na entrada em restaurantes, já que serve como comprovante de que o portador foi submetido à cirurgia bariátrica.

 

Subir Escada

Embora pareça uma pergunta simples, muitos pacientes perguntam: ” Doutor, posso subir escadas após a cirurgia? “.

Pode sim. Suba um degrau de cada vez, se possível com apoio de outra pessoa ou corrimão. Lembro que pacientes que fizeram a cirurgia convencional (aberta – corte) devem estar usando a cinta de contenção.

 

Cinta Contenção

Deve ser usada SEMPRE nas cirurgias abertas (corte), por 90 dias. Podendo ser retirada à noite para dormir.

 

Medicação

Pacientes devem manter o uso das medicações habituais, inclusive no dia da cirurgia. Salvo algumas excessões:

  1. Metformina: suspender 2 dias antes da cirurgia;
  2. Medicação para diabetes: suspender no dia da cirurgia;
  3. Diuréticos (furosemida, hidroclorotiazida, aldactone, clortalidona): suspender no dia da cirurgia;

No pós operatório, as medicações devem ser tomadas normalmente (nos primeiros dias pode-se esmagar o comprimido em uma colher com água) e o médico vai orientar quanto a descontinuação destas medicações.