Indicações Para Cirurgia Bariátrica

Muitas pessoas desejam perder peso e outras necessitam fazer a redução de estômago para melhorar a saúde. Mas você sabia que para realizar a Cirurgia Bariátrica, os pacientes precisam ter alguns pré-requisitos?

Para ser operado, o paciente necessita:

  • Ter entre 16 e 65 anos (exceto em casos especiais);
  • Possuir doenças relacionadas a Obesidade;
  • Ser aprovado em exames preliminares;
  • Desejar ser operado;
  • Ter uma equipe médica e hospital com estrutura para tratamentos de pacientes com obesidade mórbida à disposição;

A indicação da cirurgia no Brasil esta disposta pelo CFM (conselho federal de Medicina) e avalizada pela SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), e deve ser feita por um cirurgião capacitado que de preferência seja membro da sociedade.

Principais Tipos de Cirurgias Bariátricas

Existem diversas maneiras e técnicas de se realizar cirurgias bariátricas e a escolha delas dependerá de uma avaliação detalhada do médico cirurgião, entre as principais estão:

Cirurgia Bariátrica Sleeve

Conhecida também como Gastrectomia Vertical, a técnica cirúrgica Sleeve Gástrico envolve apenas o grampeamento e retirada de parte do estômago sem operar o intestino .

A cirurgia é feita com o “grampeamento” do estômago, levando a uma redução de aproximadamente 80% do seu tamanho original. E terá como objetivo final diminuir o apetite e aumentar a sensação de saciedade com a menor quantidade de alimentos ingeridos.

Cirurgia Bariátrica Bypass

A técnica de Cirurgia Bariátrica Bypass foi descrita em 1984 e ainda é a técnica mais utilizada atualmente.

No procedimento cirúrgico, o estômago é grampeado (redução de 90% de seu volume), em seguida é feita uma ligação direta da menor parte do órgão a uma parte do intestino, e uma outra ligação do intestino com o intestino em forma de Y. Com isso, reduzimos a quantidade de alimento ingerido e a sua absorção.

Tudo isso é feito através da Videolaparoscopia, onde o cirurgião tem controle total da situação através do auxílio de uma endocâmera que é inserida na região do abdômen de forma pouco invasiva ao paciente.

Complicações na Cirurgia Bariátrica

Devido ao avanço da tecnologia e das técnicas da medicina, as complicações durante e após o procedimento cirúrgicos são muito baixas, porém ainda podem ocorrem.

Alguns das complicações são:

  • Abertura das Suturas (Costuras) – fístulas;
  • Hemorragias;
  • Embolia Pulmonar;
  • Complicações Respiratórias;
  • Deficiências Nutricionais;
  • Obstrução alimentar: em casos que são instalados anéis para a redução estomacal e o paciente ingere grandes pedaços de alimentos;
  • Hérnias

É importante lembrar que a cirurgia bariátrica e metabólica é uma das formas de tratamento da obesidade, e que muitos profissionais estão envolvidos nesse processo: nutricionista, psicólogo, cardiologista, endocrinologista, fisioterapeuta entre outros. Portanto, ao se optar por esta modalidade de tratamento, o paciente deve seguir rigorosamente as orientações destes profissionais, caso contrário, as complicações podem surgir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *